"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

5 de outubro de 2013

Com planejamento e gestão adequada, as cidades podem manter componentes substanciais da biodiversidade nativa

Apesar do que muitas vezes é comumente acreditavam, fato é que muitas cidades têm alta riqueza de espécies. Vários são mesmo localizado dentro reconhecidos globalmente "hotspots de biodiversidade"-áreas com excepcionalmente elevada biodiversidade (pelo menos 1.500 espécies de plantas endêmicas), que perderam pelo menos 70% da sua área de habitat original.

Alguns exemplos notáveis de cidades com rica biodiversidade são encontrados em quase todos os continentes e latitudes - Berlim, Chicago, Curitiba, Calcutá, Cidade do México, Montreal, Nagoya, Nova York, São Paulo e Cingapura, para citar apenas alguns.

Muitas cidades também contêm áreas protegidas, dentro ou fora de suas fronteiras que fornecem contribuições importantes para a biodiversidade. Na Cidade do Cabo, Table Mountain National Park, um marco icónico extraordinariamente rico em plantas e animais endêmicos, é totalmente cercada pelo município. Em Mumbai, Sanjay Gandhi National Park-conhecida por suas densas florestas semi-perenes, espécies 280-plus de aves, 150 espécies de borboletas, e 40 espécies de mamíferos, incluindo uma pequena população de leopardos-protege 104 quilômetros quadrados inteiramente dentro de uma megacidade . Em Estocolmo, o Parque Nacional urbano compreende 2.700 hectares com alta biodiversidade, bem no centro da cidade.

Conectando ecossistemas fragmentados também é passível de aumentar a funcionalidade ecológica como um todo e, portanto, para maximizar os serviços ambientais oferecidos. Existem diversas e inovadoras formas de ligar os ecossistemas naturais. Plantio de árvores com copas globais podem ajudar os pequenos mamíferos, aves e insetos atravessar estradas e rodovias. Plantio na estrada que imita o multilayering das florestas, por exemplo, composta de árvores altas, árvores de médio porte, arbustos e vegetação do sub-bosque, pode atender a uma diversidade de usuários de animais. Ecolinks como túneis e pontes aéreas vegetação pode ajudar a conectar as áreas naturais.Todos esses esforços podem complementar os importantes papéis desempenhados pelas áreas protegidas nas cidades.

Existem muitas ferramentas para ajudar as cidades a gerenciar sua biodiversidade. Uma ferramenta desse tipo é o índice da biodiversidade da cidade (ou CBI, também conhecido como o índice de Singapura). Esta e muitas outras iniciativas podem ajudar as cidades a conservar e gerir a sua biodiversidade.

Um dos destaques nesse trabalho está a Rua Gonçalo de Carvalho e foi resultado de uma mobilização notável dos habitantes da cidade de Porto Alegre- Rio Grande  do Sul-Brasil.

A outra é Estocolmo onde mais de 40 por cento da área terrestre da cidade ainda é composto por espaços verdes e oferece suporte para abrigar uma rica e diversificada flora e fauna.

LEIA MAIS...
http://cbobook.org/key-messages-2.php?r=1&width=1280



Nenhum comentário: