"Os bons ideais aproximam as pessoas que olham o mundo não apenas para si, mas para todos"Rivaldo R. Ribeiro

RINDAT: Descargas Atmosféricas

1 de outubro de 2017

BOSQUE DA CIDADE DE JOSÉ BONIFÁCIO-SP PEDE SOCORRO.



FOTOS:Complemento ao vídeo








Essa mata ou o que resta dela mostrada no vídeo, tem no entorno o novo Bairro Monte Alegre e os Bairros Jardim do Bosque, Bosque I e Bosque II da cidade de José Bonifácio-SP.
.
Pelas imagens poderemos confundir com um bioma exclusivo do nordeste brasileiro: Caatinga (do tupi: ka'a [mata] + tinga [branca] = mata branca) é o único bioma[nota 1] exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos. A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.000 km², cerca de 10% do território nacional, englobando de forma contínua parte dos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (região Nordeste do Brasil) e parte do norte de Minas Gerais (região Sudeste do Brasil).
.
O Bosque já foi uma mata densa, hoje resta essas imagens degradadas compostas por árvores mortas, arbustos retorcidos e cipós. O Nosso Bosque pede SOCORRO enquanto ainda pode tornar-se verde novamente e nos ajudar a respirar um ar mais limpo e um clima agradável a todos nós.
.
O mais importante que essa pequena mata vem favorecendo a formação de um LINK-ECOLÓGICO que conecta com outros ecossistemas ou biomas fragmentados espalhados dentro dessa região. Funcionando como apoio para as espécies de pássaros e outros animais. Alem disso ela contribui para o controle de temperatura nas épocas de calor intenso, limpeza do ar, a vital fotossíntese transformando o CO2 no oxigênio que respiramos.
.
Alguns exemplos notáveis de cidades com rica biodiversidade são encontrados em quase todos os continentes e latitudes - Berlim, Chicago, Curitiba, Calcutá, Cidade do México, Montreal, Nagoya, Nova York, São Paulo e Cingapura, para citar apenas alguns.
.
Outras cidades que também contêm áreas protegidas, dentro ou fora de suas fronteiras que fornecem contribuições importantes para a biodiversidade. Na Cidade do Cabo, Table Mountain National Park, um marco icónico extraordinariamente rico em plantas e animais endêmicos, é totalmente cercada pelo município. Em Mumbai, Sanjay Gandhi National Park-conhecida por suas densas florestas semi-perenes, espécies 280-plus de aves, 150 espécies de borboletas, e 40 espécies de mamíferos, incluindo uma pequena população de leopardos-protege 104 quilômetros quadrados inteiramente dentro de uma megacidade . Em Estocolmo, o Parque Nacional urbano compreende 2.700 hectares com alta biodiversidade, bem no centro da cidade.
.
Conectando ecossistemas fragmentados também é passível de aumentar a funcionalidade ecológica como um todo e, portanto, para maximizar os serviços ambientais oferecidos. Existem diversas e inovadoras formas de ligar os ecossistemas naturais. Plantio de árvores com copas globais podem ajudar os pequenos mamíferos, aves e insetos atravessar estradas e rodovias. Plantio na estrada que imita o multilayering das florestas, por exemplo, composta de árvores altas, árvores de médio porte, arbustos e vegetação do sub-bosque, pode atender a uma diversidade de usuários de animais. Ecolinks como túneis e pontes aéreas vegetação pode ajudar a conectar as áreas naturais.Todos esses esforços podem complementar os importantes papéis desempenhados pelas áreas protegidas nas cidades.
.
Uma cidade desenvolvida dentro das exigências climáticas atuais não é construída com o cinza do concreto e a beleza das mansões, mas sim pelo respeito a NATUREZA e o VERDE que irá garantir para o futuro a sobrevivência de todas espécie de vida, inclusive a maluca e destruidora espécie HOMO SAPIENS.

VÍDEO: Kleber Ribeiro
Edição: Rivaldo R. Ribeiro

Fontes:
https://aldeia-mundus777.blogspot.com.br 

Nenhum comentário: